* idéias de responsabilidade da autora
O que a educação tem a ver com o pré - sal? É exatamente o que você relatou Ana, por mais que haja boas intenções, não podemos parar por aqui. Certo dia, lendo uma entrevista do Ministro da Educação (Fernando Haddad), no ano de 2008, ele falou que o governo tem como meta final do plano Nacional até 2021, é que atinjamos a média (educacional), de países da OCDE, ou seja, ainda temos muito chão pela frente e sem mencionar o agravante que se aproxima com as eleições, chamo de agravante por entender que, quando há transição de governos, também ocorre uma quebra, ou descontinuidade de compromissos firmados. Eis o antigo problema que assombra a nossa tão sofrida educação pública. Sem mencionar também a questão de que o próximo presidente possa ser um neoliberal, não é?
Lembro de ter estudado em Política Educacional, algo sobre possíveis estratégias para desviar recursos destinados à educação pública, simplesmente modificando as terminologias como, por exemplo: Imposto por arrecadações e etc.
De nada adianta boas idéias, estabelecer metas, tentar imitar a educação de países desenvolvidos se não ocorrer à continuidade mesmo após as transições de governos, sejam os candidatos neoliberais, assaltantes de bancos, analfabetos ou nordestinos.
Quero dizer que sou fã do nosso competente Ministro da Educação, mas levar a educação a sério é também sair do plano das idéias, vamos pensar no simples como o nosso “papa da educação” Paulo Freire e entender que temos uma luta árdua pela frente e que esta talvez, ela seja infinita ou interminável, mas vamos deixar à nossa marca positiva enquanto educadoras ou futuras educadoras...VAMOS PENSAR CERTO e estabelecer metas possíveis, realistas e positivas.
* Elizabete Dantas
Betty. - Campina Grande - PB - Brasil
Betty. - Campina Grande - PB - Brasil
Foto Projeto de Extensão Levindo Lambert
Universidade Federal de Alfenas MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário