FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
Texto Publicado no Jornal: Diario de Jacareí SP em 04 de março de 2010
* Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza
Iniciamos nosso diálogo, quinzenalmente, com o objetivo de dar visibilidade e discutir temas educacionais que possibilitem compreender trajetórias e ações da Educação Brasileira, o que contribuirá para que o leitor olhe de maneira crítica a realidade. Num país onde a Educação é entendida, valorizada e defendida pelos seus princípios essenciais, os resultados são visíveis em relação às transformações sociais necessárias para o crescimento humano em suas diferentes dimensões, portanto nosso “Brasil” tem muito a caminhar para construir um país de oportunidades para “todos”, enquanto estudiosa da Educação sei que grandes lutas temos, a fim de fortalecer a esperança e a confiança na “transformação” tão necessária para nós, povo brasileiro.
Começamos com o artigo Formação de Professores: que exercício é esse? Acreditamos que a formação docente está ligada diretamente a qualidade da Educação; assim este tema tem sido foco de discussões, pesquisas, debates, ações e empreendimentos: internacional e nacional.
A formação docente é responsabilidade não só do profissional, mas da instituição educacional, a qual deve nutrir conhecimentos para o complexo processo de ensinar e aprender, e assim temos a “Formação Continuada”, como diria nosso Educador Paulo Freire, a “Formação Permanente”, que não pára; questões que emergem de nosso cotidiano educacional nos convida a ser conhecedores e assim, a permanência de nossa curiosidade nos insere na busca constante da formação, alimento que nos fortalece e nos autoriza enquanto profissionais de vozes, de fazeres e de saberes, e nos legitima a ser “ donos” de nossas crenças.
Algumas redes públicas esquecem-se da importância da formação, e o professor vai ficando mudo, sem prática, sem argumentos, sem olhares ... um mero “repetidor de atividades”.
Precisamos conhecer o plano de formação destinado aos professores, as gestões públicas têm verbas destinadas especificamente para este investimento; a formação em serviço não é um favor, mas um direito do professor.
Professor, não fique refém da ausência de formação, seja autor de suas idéias e práticas!!!!
Professora, Pesquisadora e Extensionista – Universidade Federal de Alfenas M.G.
Doutoranda em Educação PUC SP, Mestre em Educação PUC SP, Pedagoga.
Um comentário:
Ana to seguindo seu blog aqui.
é o Allan Azevedo amigo da Gaabi ;D
Roxinol haha
beijo
www.blogosintocaveis.blogspot.com
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