sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Docência: agir, refletir, agir: um exercício dialético a favor do ofício de ensinar.

De que vale um idéia sem ação, e sem poder voltar a ação para a promoção de superações?Penso que a docência se edifica no movimento constante em refletir e melhorar as possibilidades... e assim realizar!

Tenho preocupações com visões de pessoas que nascem pensando de um jeito e morrem pensando do mesmo jeito... vive como repetidores de certezas, como um "dono da verdade"... tentando convencer o mundo. Estes não contribuem para o movimento do conhecimento crítico, estes se engessam e não percebem o quanto são "mumias", o perigo é o que fazem aos outros...

Movimentar aspectos dos conhecimentos, respeitar o saber do outro, acrescentar aprofundamentos e ampliar os olhares em busca de concretizar belas realizações, esta á para mim a "verdadeira inteligência"

Ana Abreu Souza




Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?



Fernando Pessoa


Um comentário:

Gabi. disse...

Belas palavras...
Sucesso com o blog.
Beijos.