Profa Dra Ana C G Abreu Souza
Todo processo educacional, a cada nova etapa convida seus educadores à re-pensar as propostas didáticas que se propõe nos espaços de aprendizagem na escola.
O repensar da docência deve partir dos posicionamentos dos educadores em relação ao seu papel nos processos de ensinar e aprender, prioritariamente o educador precisa se conceber, com orgulho, como um SERVIDOR PUBLICO, um profissional que assume em sua escolha SERVIR AO POVO.
Eis um bom começo de diálogo, a que PROJETO PÚBLICO EU QUERO CONTRIBUIR?
Há diferentes posicionamentos em relação aos projetos públicos, há projetos em que a ameaça, o autoritarismo, o medo, a manobra, a opressão, a repetição e o treino imperam e acabam por gerar práticas pedagógicas bastante frágeis, pouco ou nada contribuem para o fortalecimento da autonomia de nossa população, a formação humana fica desumanizada...
Mas, há projetos que se pautam na relação dialógica, na troca de pontos de vistas, no fortalecimento da criticidade, na apropriação cultural, há projetos em que dialogar é a grande arma, e assim podemos cada um em seu(que é coletivo) PROJETO PÚBLICO validar seu posicionamento, defender O PROJETO A QUE SE PROPÕE EDIFICAR.
Nas formações que tenho me dedicado, nos cursos, palestras e nos movimentos que participo, luto com muitos outros educadores para o fortalecimento dos olhares dos educadores, para que tenham consciência da sua importância num PROJETO POPULAR, a população grita e nos pede PROJETOS DEMOCRÁTICOS DE QUALIDADE.
Nosso COMPROMISSO SOCIAL é AMPLO E DIGNO, pois servimos ao POVO. A transformação da ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE se dará a partir do reconhecimento de sua importância na FORMAÇÃO DE UMA NOVA LÓGICA SOCIAL.
Sou uma profissional, uma servidora pública, e minha escolha de trabalho É SERVIR AO POVO NUM PROJETO QUE DE FATO O RESPEITE E O EDIFIQUE.
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