terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

AÇÃO FORMATIVA ESCOLA BENEDITO MAURO - Jacareí SP

No próximo dia 15 de fevereiro ação formativa junto a equipe da Escola Estadual Benedito Mauro - Jacareí SP


Estaremos a dialogar com toda a equipe sobre : INOVAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM.



18º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL

O mundo grita. Escuta?




16 a 20 de julho de 2012 - Unicamp – Campinas/SP

Com este tema, pretende-se o entrelace de diferentes linguagens, variadas formas de expressão, superfícies múltiplas que se movimentam e se tocam.
Gritos que soam em dinâmicas e criações de linguagens que leem o mundo: as postagens – cartas, telegramas, cartões postais, torpedos...; as artes – fotografia, música, literatura, teatro, dança, cinema, instalações...; as formas de vida – da infância, da loucura, da velhice, da juventude, da resistência, das relações socioculturais...; as dobras da língua portuguesa – atravessamentos subjetivos, polissêmicos, polifônicos, políticos...  Potências do fragmento, da sonoridade, da imagem, da territorialidade, da temporalidade... Potências plurais e singulares, vacúolos e sem-sentidos, contracombates à homogeneização na escuta do mundo. Como gritam?

sábado, 11 de fevereiro de 2012

8 MIL acessos ao BLOG!!! Uma ajuda para OLHAR !!!GRATA A TODOS !!!!






Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar!"
                                                                                                                      (Eduardo Galeano - extraído do Livro dos abraços)

ESCOLA ESTADUAL DARCI LOPES

AÇÃO DE FORMAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL DARCI LOPES - JARDIM PARAISO  JACAREI SP

O EXERCÍCIO DA AUTORIA





A experiência humana, única, singular, criadora, que nasce eminentemente de práticas, é um produto de autoria em que a identidade de nossos olhares e valores  se estabelecem na relação dialógica com o mundo, seja ele pessoal ou profissional. ( Abreu Souza, 2011, p. 72) Tese de Doutoramento FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Da experiência do Sujeito, ao Sujeito Da experiência.




ESCOLA ESTADUAL AMANCIA DIAS SAMPAIO JACAREI SP

Ação de formação na Escola Pública Amância Dias Sampaio.
24 de fevereiro de 2012
Tema:
A ÉTICA NO COTIDIANO ESCOLAR


                                 Tarsila do Amaral - Operários
Objetivos:

  • Compreender e discutir o cotidiano escolar na perspectiva de ofícios que abarquem a construção coletiva e o profissionalismo junto ao desenvolvimento de um Projeto de Educação Popular.
  • Revelar com argumentos críticos possibilidades de transformações individuais e coletivas junto ao cotidiano do processo educacional.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CONTRA OS DISCURSOS FALSOS TEMOS MENTES CRÍTICAS.



Nos 25 anos que trabalho com formação humana dedico a fortalecer os olhares críticos de nossa gente.
O poder da criticidade é uma grande arma contra os discursos falsos, em ano de eleição muita gente boa se lança para a possibilidade de trabalhar  e MODIFICAR realidades tão feias e desonestas, mas há um grande número de pessoas que se lançam para MANTER o interesse próprio, a mentira e o faz de conta, tudo em nome do poder pelo poder.
Inevitavelmente somos expostos a ouvir discursos bastante superficiais, o que nos fere os ouvidos, o pior é que os políticos de discursos falsos se apropriam de frases ou conceitos que eles nem mesmo sabem o que é,  e depois multiplicam aquilo com equívocos, e mentiras, porém só quem percebe isso são as mulheres e os homens críticos...
Em toda eleição a EDUCAÇÃO toma o cenário político, os candidatos ocupam seus tempos para estudar fórmulas mágicas para resolver tudo, e a EDUCAÇÃO é vista como a "menina dos olhos", com uma arrecadação grande, todos querem trabalhar com a EDUCAÇÃO, o problema é que o discurso falso não sobrevive a um debate e muito menos consegue sustentar ações durante 4 anos de uma gestão.
Fiquem atentos... "o mais feio de um político é quando ele quer enganar e não consegue..." o que resulta numa enganação própria... 
À mim não conseguem enganar!!!! Minha arma ninguém tira...o poder de compreender criticamente os discursos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SERVIDOR PÚBLICO: um profissional que assume, em sua escolha, SERVIR AO POVO.


                                    Profa Dra Ana C G Abreu Souza

Todo processo educacional, a cada nova etapa convida seus educadores à re-pensar as propostas didáticas que se propõe nos espaços de aprendizagem na escola.

O repensar da docência deve partir dos posicionamentos dos educadores em relação ao seu papel nos processos de ensinar e aprender, prioritariamente o educador precisa se conceber, com orgulho, como um SERVIDOR PUBLICO, um profissional que assume em sua escolha SERVIR AO POVO.

Eis um bom começo de diálogo, a que PROJETO PÚBLICO EU QUERO CONTRIBUIR?

Há diferentes posicionamentos em relação aos projetos públicos, há projetos em que a ameaça, o autoritarismo, o medo, a manobra, a opressão, a repetição e o treino imperam e acabam por gerar práticas pedagógicas bastante frágeis, pouco ou nada contribuem para o fortalecimento da autonomia de nossa população, a formação humana fica desumanizada...

Mas, há projetos que se pautam na relação dialógica, na troca de pontos de vistas, no fortalecimento da criticidade, na apropriação cultural, há projetos em que dialogar é a grande arma, e assim podemos cada um em seu(que é coletivo) PROJETO PÚBLICO validar seu posicionamento, defender O PROJETO A QUE SE PROPÕE EDIFICAR.

Nas formações que tenho me dedicado, nos cursos, palestras e nos movimentos que participo, luto com muitos outros educadores para o fortalecimento dos olhares dos educadores, para que tenham consciência da sua importância num PROJETO POPULAR, a população grita e nos pede PROJETOS DEMOCRÁTICOS DE QUALIDADE.

Nosso COMPROMISSO SOCIAL é AMPLO E DIGNO, pois servimos ao POVO. A transformação da ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE se dará a partir do reconhecimento de sua importância na FORMAÇÃO DE UMA NOVA LÓGICA SOCIAL.

Sou uma profissional, uma servidora pública, e minha escolha de trabalho É SERVIR AO POVO NUM PROJETO QUE DE FATO O RESPEITE E O EDIFIQUE.