* Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza
Inicio o artigo parabenizando a gestão municipal atual pela visão referente a concretização do Instituto Técnico Federal em Jacareí, esta ação que gestará a formação de centenas de pessoas, a fim de emancipá-los frente aos contextos sociais de mercado em que vivemos.
Jacareí entra para o mapa de cidades que compõem a rede federal de escolas técnicas no Brasil, o que amplia indiscutivelmente as oportunidades para a nossa população.
A rede brasileira federal de escolas técnicas nasceu no ano de 1909 e chegou até 2002 com 140 unidades por todo o país, número este pequeno em relação as necessidades; porém de 2002 até 2010 o movimento de expansão de escolas técnicas ampliou e foram construídas 214 novas unidades que estão sendo entregues por todo o território brasileiro.
Neste contexto não posso deixar de vibrar com a conquista de Jacareí, mas também não posso me calar ao que se refere a qualidade das escolas públicas de nossa cidade e de toda a região , visto que para um aluno entrar para um Instituto Técnico Federal ele terá que disputar por uma vaga e assim a qualidade de nossa Educação Básica será colocada a prova, independente das cotas ( que não é pauta deste artigo), temos que preparar nossos alunos de escola pública para que conquistem suas vagas no Instituto Federal.
Concebo a educação partindo da base, digo desde a Educação infantil (creches e emeis) , passando pelo Ensino Fundamental e assim conseqüentemente o Ensino Médio, seja ele técnico ou não, e depois uma imersão no Ensino Superior, porém sem a qualidade educacional na base da escolaridade nossos alunos não conseguirão avançar nos estudos.
Necessitamos continuar com ações para o fortalecimento da qualidade da nossa Educação Básica, caso contrário o Instituto Técnico Federal será elitizado e os alunos de escolas públicas estarão descartados desta possibilidade.
Sou fruto da escola pública, e me orgulho disso, meu trabalho prioritariamente parte da crença de que a escola pública é a maior via de transformação dentro de nossa sociedade, assim devemos lutar por escolas públicas de qualidade que certamente nossos alunos estarão a cursar o Instituto Técnico Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário