A consolidação de um trabalho educacional de qualidade passa pela construção de uma equipe cujos objetivos são comungados e compartilhados numa reflexão coletiva.
A garantia de um trabalho de qualidade requer a gestão de um trabalho em equipe, o que revela a importância de profissionais competentes que saibam trabalhar no coletivo. A cooperação deve superar a competição, visto que cada profissional tem o seu papel no processo educacional assumido junto aos alunos e consequentemente junto à aprendizagem resultante deste trabalho.
A educação é marcada por sucessivas mudanças em equipes, seja ela em instituições públicas ou privadas... Presenciamos enormes ações de gestão escolar que iniciam um trabalho e desconsideram as trajetórias já construídas pelo grupo. É um enorme equívoco achar que as idéias, as concepções e os paradigmas se transformam com uma simples mudança de líder, por exemplo, seja ele o próprio professor, o coordenador ou o diretor.
As concepções que abraçam a prática e as atitudes dos profissionais revelam uma construção gestada durante um longo processo e assim se torna equivocada a idéia de que mudando o gestor a equipe muda... Até porque as mudanças exigem reflexão sobre o que se pensa e o que se faz e, ao sufocar as práticas latentes dos profissionais, criamos uma falsa situação pedagógica, com descontentamento e insatisfação coletiva.
A satisfação se constrói num ambiente profissional acolhedor que potencializa seus colaboradores.
Uma equipe se constrói nos conflitos e nas discussões democráticas. O bom líder é aquele que tem idéias e discute sobre elas, receita o que se pode e o que não se pode fazer; cria um repertório de “atitudes politicamente corretas” e acaba por sufocar potencialidades dentro de um contexto de gestão de equipe.
O melhor que um líder tem a fazer é gestar idéias e discuti-las e assim garantir a concretização das ações para edificar um processo de qualidade, o que garante a continuidade de um trabalho. O líder deve ser lembrado por sua idéia, por sua ousadia em conduzir e garantir um processo com qualidade. O olhar atento e paciente a cada colaborador da equipe se faz relevante, visto que a partir do olhar pode-se potencializar o profissional.
Também se faz necessário professores que atuem de maneira transparente e verdadeira, com posicionamentos políticos definidos a favor de um trabalho educacional.
Gestar a docência exige referência, exige autonomia, exige profissionalismo, e o projeto da escola democrática deve garantir este espaço, caso contrário, não se fortalece um processo, e sim, o um espaço de intimidações e desmotivações, que resulta num esvaziamento de profissionais competentes e consequentemente num esvaziamento de sua qualidade.
Quem somos e que equipe queremos construir?
Esta é uma pergunta importante para começar o ano... Ao invés de ficarmos desfalando ou desfazendo o que já existe vamos FALAR e FAZER a favor do que queremos, a que nos propomos, que formação queremos fortalecer. Que escola queremos desenvolver? Que exemplo de profissional queremos ser?
Reflexões como estas podem estar em pauta neste início de ano. De maneira democrática e sem melindres, poderemos iniciar um planejamento de ações a favor de qual escola? De qual equipe? De qual aprendizagem? De qual ensino?
A resposta cada equipe terá a sua....Discutam idéias e sejam lembrados por dizer e fazer de maneira coerente a favor de uma educação de qualidade.
Feliz 2009!!! Feliz ano letivo!!!
[1] Professora e Pesquisadora na Universidade Federal de Alfenas – MG, doutoranda na PUC SP no Programa Educação: Currículo
3 comentários:
Equipe...
Palavra forte e que só vale se for construída junto.
Acredito na pedagogia onde os professores são ouvidos também para que a qualidade da educação aconteça.
Penso que esta prática deva ser regada com o olho no olho, com conexão! Somos gente! Gente boa!
Adorei o artigo! Nos ajuda a pensar nesta arte!
2009... novos desafios, novas conquistas...
Que estejamos juntas na grande tarefa de educar e de fazer a diferença! Somos do bem!!!
Bjos
Amabllin
É impressionante como as pessoas preferem o caminho mais difícil!
Trabalhar em equipe é fazer parcerias; quando as pessoas se unem, TODOS saem ganhando.
Afinal, o que queremos da educação, não é, Ana?
Bjos...saudades...
Ana Pinaffi
Querida Ana
Seu artigo é excelente. Acredito piamente que trabalho em equipe é a essencia da experiência humana.
Quem tem a felicidade de descobrir esta condição e dela tornar-se adepta sem dúvida evoluirá mais e oportunizará o mesmo para os que cruzarem seu caminho.
Eis a melhor equipe que o Criador nos ofereceu: a humanidade!
Beijos e muita saudade. Você faz uma falta danada!!
Priscila
Postar um comentário