O tema FORMAÇÃO DE PROFESSORES tem sido alvo de estudiosos, pesquisadores, educadores que buscam discutir a melhoria da qualidade da educação brasileira.
É fato que todos reconhecem que a qualidade passa pelos professores, assim muitas instituições abrem espaços para a formação de professores.
Porém, quero deixar um alerta aqui... o discurso das formações docentes atuais revelam a necessidade de se priorizar a construção de profissionais críticos, autônomos e reflexivos, mas muitas escolas falam de uma formação e promovem outra... propostas parciais, diretivas e manipuladoras anulam a autoria da coletividade e acabam calando os saberes e fazeres dos professores...e assim o que é dito não é feito.
Você que é professor comente sobre a formação docente que acredita, exercite sua autoria e valide a troca de suas idéias na coletividade.
Seu registro é de valia para nós....Abraços Ana Abreu Souza
Um comentário:
Olá querida Ana!
Adorei o seu blog!
“ Na formação permanente dos professores , o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. È pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.” Paulo Freire
Para um professor a cada início de ano é um novo desafio, tudo é diferente, o perfil dos alunos, as necessidades, as particularidades. Por isso a busca é tão necessária. Percebo na minha prática, enquanto docente o quanto é importante estudar, ler, trocar experiências, e principalmente refletir criticamente sobre as minhas aulas. Quero ser cada vez mais, uma professora melhor. Uma pessoa melhor!
Quero percorrer por novos horizontos; pós, mestrado, doutorado...
Ana, aprendi muito com você!
Obrigada por acreditar no meu trabalho...e principalmente acreditar em mim!!!
Beijos
Taty
Postar um comentário