segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Um encontro com a "PONTE"








No último dia 19 de novembro na Universidade Federal de Alfenas MG tivemos um belo encontro...

Desta vez com a professora Fatima Pacheco mergulhamos na experiência da Escola da Ponte - Portugal e presenciamos a trajetória de uma projeto educacional sólido construído de maneira coletiva e democrática.

O encontro contemplou a reflexão sobre as teorias estudadas na Academia e o desdobramento prático dentro da escola. Temas como dispositivos de aprendizagem, exercício político e construção coletiva estiveram presentes em nosso encontro.

Convido você que participou do encontro que registre as idéias que circularam nosso diálogo!!!

Valeu!! Bjs

Ana Abreu Souza
Alfenas - MG

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Projeto Levindo Lambert: uma ação a favor da escola publica


O Projeto de Extensão Levindo Lambert, gestado na Universidade Federal de Alfenas encerra seu trabalho de 2008.... com um belo fechamento...

Vários olhares...sinto-me orgulhosa da equipe que assumiu a complexidade do processo de ensinar e aprender.

Produtos gestados da prática sustentam nossa reflexão sobre a qualidade das escolas brasileiras e fortalecem a construção da identidade docente dos futuros pedagogos.

Aguardo os comentários dos professores que acreditam na qualidade do ensino público brasileiro!!!!

Bjos

Ana Abreu Souza

domingo, 2 de novembro de 2008

FORMAÇÃO DE PROFESSORES - VALORIZE ESTA IDÉIA!!!!





O tema FORMAÇÃO DE PROFESSORES tem sido alvo de estudiosos, pesquisadores, educadores que buscam discutir a melhoria da qualidade da educação brasileira.

É fato que todos reconhecem que a qualidade passa pelos professores, assim muitas instituições abrem espaços para a formação de professores.

Porém, quero deixar um alerta aqui... o discurso das formações docentes atuais revelam a necessidade de se priorizar a construção de profissionais críticos, autônomos e reflexivos, mas muitas escolas falam de uma formação e promovem outra... propostas parciais, diretivas e manipuladoras anulam a autoria da coletividade e acabam calando os saberes e fazeres dos professores...e assim o que é dito não é feito.

Você que é professor comente sobre a formação docente que acredita, exercite sua autoria e valide a troca de suas idéias na coletividade.

Seu registro é de valia para nós....Abraços Ana Abreu Souza

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

EU ACREDITO NA ESCOLA PÚBLICA!!!!!



Eu e a professora Isabel Fracarolli ...

nosso encontro em Guarulhos fez a diferença!!


Hoje estive reunida com um grupo de professores de uma escola pública de Guarulhos...minha crença aumenta a cada encontro... a valentia dos educadores nos enfrentamentos diários em sala de aula me afirma..."é possível uma escola pública de qualidade".

Discutimos sobre o ofício docente e a responsabilidade que temos frente a formação de nossos alunos... solicitamos as idéias de Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire, Emilia Ferreiro , Ana Teberosky e de todos os professores que envolvidos com o estudo exercitaram a autoria de suas práticas...

Você professor de escola pública...acredite na nobreza de seu ofício!!!!

Comente e discuta sobre essas idéias.....

domingo, 21 de setembro de 2008

Nosso encontro no Vale do Paraíba!!!!





A formação permanente é uma atitude, em grande parte, de responsabilidade do docente...
Você é um profissional repetitivo ou reflexivo? A resposta só você pode construir. Aproveitamos o momento... reflexivo!!!

Nosso encontro no Vale do Paraíba sobre a prática reflexiva revelou um grupo com compromisso frente a uma postura profissional crítica, o que valida um processo coletivo.... ápós a reflexão a responsabilidade aumenta e nos anima a contribuir para uma Escola de Qualidade.
Opine e assuma a sua autoria!!!! Abraços,
.
Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza

Professora e Pesquisadora UNIFAL _ Universidade Federal de Alfenas MG
Doutoranda em Educação: Curriculo PUC SP

Mestre em Educação UBC Mogi das Cruzes SP
Mestre em Educação Psicologia da Educação PUC SP
Pedagoga UNIVAP - SJC - SP
anabreusouza@terra.com.br

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Nossos Encontros de Psicologia da Educação UNIFAL!!!!

Nossos encontros de toda a semana nos permitem aprofundarmos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Transitar por estudos da psicologia da educação e poder afirmar que é possível uma escola democrática... que é póssível uma humanidade mais consciente e crítica....que é possível um processo harmonioso .... em que professor ensina e aluno aprende... é nossa maior sedução para continuar nossa caminhada...
Meus alunos fazem a diferença..... belas discussões... grandes avanços....
Registre aqui idéias, textos, discussões de nossas aulas....
Estamos aprendendo juntos.... bjs
Ana Abreu Souza
Universidade Federal de Alfenas - MG

sábado, 31 de maio de 2008

Projeto de Extensão: Levindo Lambert - uma ação a serviço da melhoria da escola pública.

  • Semanalmente atuamos frente aos alunos não alfabetizados, as alunas da Pedagogia e das Ciências Biológicas se dedicam a formação prática e teórica do ofício de alfabetizar. Nossos encontros acontecem as 5ª feiras. Participem!!!

Coordenação do Projeto Ana Abreu Souza - aabreusouza@unifal-mg.edu.br


Objetivos:

Articular ações de caráter educativo e científico entre o sistema de ensino superior e fundamental, no uso de formações periódicas de docentes em exercício na escola pública estadual e os discentes em formação inicial no ofício educacional.

Desenvolver uma parceria entre Universidade e Ensino Fundamental com o objetivo de fortalecer a qualidade educacional da escola através da formação continuada dos docentes.

Articular laboratórios de processo ensino aprendizagem para as alunas da Pedagogia, a fim de viabilizar o desenvolvimento das competências necessárias a docência, com situações de elaboração e concretização de projetos didáticos desenvolvidos diretamente no cotidiano da escola com os alunos do ensino fundamental.

Ampliar a discussão sobre formação docente e sua prática em sala numa interface com a formação acadêmica desenvolvida pelo ensino superior.

Possibilitar o avanço do processo educativo na unidade escolar trabalhada a fim de cumprir a finalidade real da educação: a aprendizagem através de um ensino de qualidade.