Encontro Nacional das Mulheres do PSB em Brasilia - 12 e 13 nov 2013. |
domingo, 24 de novembro de 2013
sábado, 16 de novembro de 2013
A MULHER NA POLÍTICA !!!!
Luiza Erundina e Ana Abreu se encontram no Seminário Nacional das Mulheres PSB em Brasilia
Nos dias 12 e 13 de novembro as mulheres do PSB estiveram reunidas em Brasília com o objetivo de afirmar ações para as eleições de 2014.
As mulheres representam 52% dos eleitores brasileiros e, ao presenciarmos os resultados das urnas, percebemos claramente que nós não temos uma participação efetiva na política.
Ainda presenciamos uma grande resistência da mulher em participar da vida política de nosso pais, sabemos que as candidaturas femininas tem clara relação com a sua emancipação, no Brasil já ampliamos a nossa participação mas, mesmo assim, temos estudos que nos mostram uma realidade em que a "mulher não tem o espaço devido na política"
Alguns dados nos mostram a contradição de sermos a maioria das eleitores e termos a minoria das mulheres nas representações dos poderes públicos em nosso país. Segundo o site da Câmara dos Deputados Federais, um estudo da União Interparlamentar com apoio da Organização das Nações Unidas colocou o Brasil em 120º lugar em um ranking da proporção de mulheres nos parlamentos, o que significa estar atrás de países islâmicos como Paquistão, Sudão e Emirados Árabes Unidos.
Nosso Congresso Federal tem apenas 8,9% dos mandatos preenchidos por mulheres, uma contradição que nos convida a assumir a nossa participação.
Crescemos numa sociedade que nos impede de atuarmos na política, a mulher que assume inúmeras jornadas com responsabilidades profissionais e familiares, acaba por ser convencida pela sociedade "machista" que a política não é para ela, e que o "poder público" é do homem, grande equívoco. A POLÍTICA também é para as MULHERES, e é legítima, o poder político é bom, o aspecto ruim é o que pode se fazer com a política.
A participação FEMININA na política contribui para que, de fato, tenhamos a ampliação de possibilidades democráticas em nossa sociedade, a mulher tem capacidade para assumir qualquer cargo político, nossa capacidade não é menor que a do homem e, por isso, precisamos assumir a nossa responsabilidade.
Atualmente temos belos exemplos de mulheres que nos encorajam a assumir o caminho da participação política, mulheres como a Senadora Lídice da Mata (PSB - BA), a Deputada Estadual Eliziane Gama (PSB - MA), a Deputada Federal Keiko Ota (PSB - SP), destaco especialmente a Deputada Federal Luiza Erundina, a primeira mulher a assumir a gestão da maior cidade da América Latina, a cidade de São Paulo, Erundina fortalece e incentiva as mulheres brasileiras a atuarem na política brasileira.
As conquistas das mulheres são inúmeras mas precisamos avançar ainda mais, e sabemos que as conquistas se estabelecem de maneira COLETIVA e organizada. Queremos a mudança para um Projeto Político constituído por homens e mulheres. Assumimos a política para fazermos diferente!!!
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)