sábado, 26 de novembro de 2011

MOVIMENTO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO -JACAREÍ SP

EM 4 ENCONTROS, EM 10 HORAS, UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO CONVIDA EDUCADORES A ASSUMIR AUTORIAS FRENTE A UM PROCESSO DEMOCRÁTICO DE EDUCAÇÃO EM JACAREÍ SP
Tema PLANO DE CARREIRA em discussão


1º Encontro - julho de 2011


2º Encontro - agosto de 2011




3º Encontro - setembro de 2011




4º Encontro - outubro de 2011



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

4º Encontro de Educadores - MOVIMENTO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JACAREÍ SP





O próximo encontro do grupo acontecerá na ultima quarta - feira de outubro, dia 26, das 19h as 21h30, na Câmara Municipal de Jacareí SP


Daremos continuidade aos estudos sobre VALORIZAÇÃO DOCENTE/ PLANO DE CARREIRA, em pauta colocaremos o processo de construção do Plano de Carreira da Rede Municipal de Jacareí SP.


Educação de Qualidade exige respeito junto aos EDUCADORES!!!

3º Encontro de Educadores MOVIMENTO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JACAREI SP

Na ultima quarta feira de setembro, dia  28 , na Câmara Municipal de Jacareí, aconteceu o 3º Encontro com os Educadores.


Neste encontro recebemos um convidado especial o Prof Roberto Mendes, presidente do Sindicato - Jacareí - de Professores do Estado de S. Paulo.


O grupo teve a oportunidade de conhecer trajetórias, conquistas e perdas que a classe dos professores da rede estadual vem sofrendo; o estudo narrado pelo Prof Roberto Mendes nos abriu para uma importante reflexão sobre o PLANO DE CARREIRA da rede estadual.













A cada encontro reafirmamos o nosso compromisso com a qualidade da Educação!!!

2º Encontro de Educadores - MOVIMENTO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JACAREÍ

Em agosto realizamos o 2º encontro, discutimos aspectos importantes e definimos a temática que iremos aprofundar:


VALORIZAÇÃO DOCENTE/ PLANO DE CARREIRA.


Definimos que os encontros acontecerão sempre na ultima quarta feira do mês, das 19h as 21h30.







sábado, 13 de agosto de 2011

Movimento pela Educação Pública de Jacareí SP





Este encontro dará continuidade ao 1º Encontro de Educadores que aconteceu no ultimo dia 25 de julho, neste momento abriremos para educadores que queiram participar do movimento. Iremos organizar o grupo e eleger a temática para aprofundamentos de estudos e pesquisas.
Encontro dia 17 de agosto de 2011, quarta feira, as 19h
Local: Auditorio Lar Frederico Ozanam
Contato anabreusouza@gmail.com

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1º Encontro de Educadores de Jacareí - SP

Formação de Professores, foi o tema assumido e discutido no 1º Encontro de Educadores de Jacareí SP.

Com o objetivo de:


Articular e mobilizar educadores da cidade de Jacareí com foco a agrupar pessoas que possam fortalecer seus conhecimentos políticos e educacionais em relação as realidades e as necessidades que envolvem a qualidade da Educação Pública.

Iniciar um grupo de discussão sobre a Educação, com ações coletivas mensais com encontros permanentes para aprofundarmos o debate, bem como estreitarmos o conhecimento crítico sobre o processo educativo de Jacareí.

Inovar e estabelecer ações para contribuir com os avanços de nossa cidade, bem como abrir o debate com encontros mensais que oportunizem convidar lideranças de nossa cidade que estejam atuando na Educação.

O próximo encontro terá o compromisso de organizar a coletividade, com um grupo da executiva, para que assim possamos articular novas ações, convidados e debates.

Público na Câmara de Jacareí SP:




sábado, 18 de junho de 2011

DIÁLOGOS COM EDUCADORES: COMPROMISSOS EDUCATIVOS E POLÍTICOS













Evento importante!!! 


Daremos partida a um grupo de discussão sobre a Educação, com educadores do município de Jacareí - SP.


Teremos encontros permanentes para aprofundamentos temáticos.


Podem participar todos os educadores de Jacareí, não teremos objetivos partidários, mas fortaleceremos o movimento de conscientização dos professores, gestores, diretores e educadores em geral.


Participe!!! Dia 25 de julho de 2011.


Profa Dra Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza


anabreusouza@gmail.com 

domingo, 15 de maio de 2011

Tese: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: da experiência do sujeito, ao sujeito da experiência

Defesa Pública em 5 de maio de 2011.





O objetivo desta tese é discutir qual é o lugar da experiência na formação permanente dos professores. Apresenta como referenciais teóricos aspectos do legado de Paulo Freire e estabelece diálogos com António Nóvoa, Álvaro Vieira Pinto, Adolfo Sánches Vásquez, John Dewey e Jorge Bondia Larossa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o método biográfico. Foram analisados os dados registrados em quatro instrumentos: o memorial, a dissertação, a tese e a entrevista de um único sujeito. Desta análise emergiram concepções categorizadas abordando o professor como sujeito de sua prática, a reflexão sobre a prática, o ensino e a pesquisa. Nestas foram discutidas a construção da experiência e sua importância no processo de formação permanente dos professores. Foram apontados três aspectos que avançam a partir dos estudos dessa tese e contribuem para a formação permanente dos professores. O primeiro aspecto se faz em relação ao conceito de experiência pedagógica, reconhecendo-a como ação da prática pedagógica, que afeta e sensibiliza os professores e que, pelos sentidos e significados atribuídos pelo próprio sujeito, darão possibilidades para a reflexão em relação ao fazer e ao saber do processo pedagógico. Isso requer do sujeito a posição de autoria. O segundo aspecto aponta cinco princípios para que a formação contemple o espaço da experiência: integrar conceitos de formação entre instituição e sujeito; reconhecer a experiência como um processo construído de maneira a validar a singularidade dos sujeitos, das ações, dos tempos e dos espaços; abrir espaço para a construção de ferramentas que possibilitem a reflexão na e sobre a prática no percurso de formação; considerar o professor como sujeito de sua prática, autor de seu próprio processo de formação e reconhecer que o processo de ensinar exige o processo de aprender de maneira permanente. O terceiros aspecto fortalece o diálogo em relação à compreensão das relações entre o sujeito da experiência e a experiência em processos permanentes de formação.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Projeto de lei prevê que os estados e municípios criem planos de educação!!!


O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010, prevê que os estados, os municípios e o Distrito Federal elaborem planos correspondentes para as suas unidades ou façam adequações nos planos que já existem. O prazo para cumprir esse requisito será de 12 meses a partir da aprovação do novo PNE, que terá metas a executar no período de 2011 a 2020.

Um mapa da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, construído com dados do Sistema de Informações dos Conselhos Municipais de Educação (Sicme), mostra que parte de estados e municípios possui planos de educação. Das 5.565 prefeituras, 3.204 têm planos municipais de educação (PME), o que corresponde a 57% das cidades.

Já na esfera estadual, 17 das 27 unidades da Federação criaram planos. Os planos municipais e estaduais de educação estavam previstos no PNE 2001-2010, que vigorou até 31 de dezembro do ano passado. Pelo novo PNE, cidades e estados que têm planos devem atualizá-los e as unidades que não têm devem fazê-los.

Os planos de educação estaduais e municipais, a exemplo do PNE, devem definir diretrizes e metas a serem alcançadas, além de estratégias de como executá-las e prazos. Seu alcance deve ser de uma década.

Para a diretora de fortalecimento institucional de gestão educacional da Secretaria de Educação Básica, Maria Luiza Alessio, é importante que gestores de municípios e estados aproveitem o tempo de tramitação do PNE no Congresso Nacional para realizar diagnósticos da educação em suas redes.

Os dados para diagnóstico, explica a diretora, estão disponíveis no censo nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, que traz informações atualizadas sobre o número de alunos por faixa etária e série, dados sobre analfabetismo de jovens e adultos, qualificação dos professores, população indígena, especial e quilombola, escolas rurais e urbanas, entre outros. Os gestores também podem utilizar os índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) 2009 que registram o desempenho da educação básica no país, em cada estado, cada município e cada escola.

Ionice Lorenzoni - MEC

domingo, 9 de janeiro de 2011

Diretrizes do Plano Nacional de Educação 2011 - 2020

Art. 2º São diretrizes do PNE - 2011/2020:





I - erradicação do analfabetismo;


II - universalização do atendimento escolar;


III - superação das desigualdades educacionais;


IV - melhoria da qualidade do ensino;


V - formação para o trabalho;


VI - promoção da sustentabilidade sócio-ambiental;


VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País;


VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto;


IX - valorização dos profissionais da educação; e


X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.

_________________________________________________________________________________
Cada ação demanda um conjunto de ações políticas, vamos discutindo e comentando sobre cada uma das diretrizes,

Abraços Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza